Freios, como ajustar e usa-los?

12 11 2010





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    Como meu primeiro artigo, vou começar com algo relativamente fácil, mas ainda sim importante: Os freios. Todo mundo sabe que ele é o responsavel por fazer o carro parar, porém esquece que a sua eficiencia depende não só do conjunto de freio, mas também do piso, do ambiente, dos pneus, da temperatura do sistema de freio, pressão aerodinamica, a distribuição do peso do carro, diferencial e a suspenção, ou seja, por este motivo eu costumo primeiramente colocar freio de uma forma que não trave e seja bem dianteiro, faço o setup inteiro, acerto a suspenção, pressão dos pneus e tudo mais, e depois de tudo pronto é que faço uma melhora no freio.E porque disto?

     Como citei acima, vários fatores interferem na eficiência do sistema de frenagem, então não adianta você acertar o freio para depois mudar o diferencial, suspenção, pressão pneus e outros, pois dependendo do que você mudar, poderá causar travamentos ou fazer com que o freio não fique no seu melhor desempenho. Lembrando sempre que o que faz o carro parar é o atrito entre o pneu e o piso, você deve tentar manter o máximo de atrito entre o pneu e o solo com suas modificações, porém a perda deste atrito (travamento da roda) é a ‘perda de controle’ do carro. Chamo de perda de controle pois no momento de travada não existe tração entre o pneu e o piso, e assim o carro tem a tendencia de patinar em linha reta, mesmo virando o volante ou não, já que o mesmo atrito que freia o carro é o atrito que faz as curvas.

      Mesmo que sejam travadas bobas, curtas e rápidas, fazem com que você gaste e esquente seu pneu, o que provoca perda de tempo, e em uma corrida tempo e pneus bem cuidados fazem toda diferença. Devemos tentar travar o mínimo de pneus, dentro do possível.
      Outra coisa que devemos ter em mente é que quando o freio é acionado , se tem uma mudança no equilibrio e peso do carro, o peso do carro vai todo para sua dianteira, colocando maioria do peso para as rodas dianteiras e nelas que devem estar a maior carga do freio, pois a traseira fica leve, e se houver muita pressão no sistema de freio traseiro ocorrerão travamentos, e travando a roda traseira fica muito fácil de perder o controle do carro. Por este motivo carros com maior peso na traseira levam vantagens na freada, pois no momento da freada existeum peso bem maior na traseira que os carros de maior de peso na dianteira, e isto possibilita maior carga de freios na traseira do veículo sem perder o controle, obtendo assim maior atrito para frenagens, um bom exemplo disto são os Porsches.

Voltando ao acerto do freio…..rs

Então imaginamos que está tudo pronto e vou acertar meu freio, eu começo a melhorar o sistema de frenagem.

      Analiso se nos pontos de frenagem da pista existem ondulações, se o piso é bom, se existem freadas em curva, geralmente desenvolvendo o setup do carro você ja vai conhecer muito bem esses pontos. É muito importante que seja um dia com Sol, e uma temperatura boa , exemplo os 27 graus. Isso interfere por ex, uma pista muito ondulada faz com que seja necessário uma pressão de freio menor para evitar travamentos no momento dos pulos.

      Assim também no caso de freadas em curva, alguns tipos de S aonde a segunda perna é fechada e a primeira é rápida por exemplo, vc sai da primeira perna indo pegar o traçado da segunda e nesse momento de curva você tem que vir freando.

      Reduzo ao máximo o duto de ar do freio, boto um bocado de gasosa e vou pra pista… Exigindo bem nas curvas. Fico de olho para ver qual a faixa de temperatura de freio que o carro trabalha,e verificando se existem travamentos. Caso aconteça de travar as rodas, diminuo a pressão do freio (geralmente de 5 em 5%).Sempre tento manter o freio com temperatura normal para frio, nunca passando os 500 graus. Quando verifico que está passando deste limite, volto para o pit e abro um pouco mais o duto de ar até que fique dentro de uma faixa aceitável.

      Quando a temperatura e a pressão estão ajustadas vou verificando o nível de balanço dos freios (BIAS). Refaço os testes só que a cada freada forte vou jogando o freio para trás. (Existem botões que mudam o BIAs em tempo real, assim pode-se mudar o freio durante o teste). Chega uma hora que você começa a travar a roda traseira no final da freada, nesta hora jogo um pouco mais para a frente , tipo uns 3~5% , sempre usando o máximo de freio traseiro possível sem travamentos e com uma pequena margem.

      Após este teste é bom verificar novamente as temperaturas dos freios com umas voltas de testes. Partindo com freios frios e tanque cheio para exigir mais do carro. Geralmente as temperaturas ja estão estabilizadas após 3 ou 4 voltas.

      Você deve lembrar que não é bom botar muito no limite a pressão dos freios e na força dos freios traseiros.
Pois como citado, existem várias variaveis que fazem um freio ficar bom,e uma delas mudando muito pode ser sua derrota, por exemplo o consumo de pneus, quando mais gastos mais vão travar, e uma pressão no limite com pneus novos, significa pneus travando sempre quando gastos, isso pode complicar muito sua vida no final de uma corrida, ou se a temperatura mudar muito ou até mesmo se você danificar a suspenção.

      Existem pessoas que preferem usar muito freio traseiro com pouca pressão de freio, eu ja prefiro um freio um pouco mais dianteiro com mais pressão.

      Caso no dia da corrida a temperatura seja absurda, ex seus 38 graus ambiente e 47 graus de pista, como já aconteceu comigo, basta abrir mais os dutos e os freios traseios não serão problema.

      Então lembre sempre que o freio sempre depende de muitos fatores, sendo os principais:

*Pneus (bons/gastos) (quanto mais macios melhor frenagem) (mais vazios = mais contato com solo = mais atrito, até um limite)

*Suspenção

*Tipo de piso (asfalto no caso)

*Pressão aerodinamica (quanto maior pressão maior atrito ao solo, isso inclui vácuo)

*Temperatura do sistema (Motivo de tantos acidentes na primeira volta, freios frios não freiam tão bem quanto quentes)

Dicas: Tente sempre frear com o volante o mais reto possível e reduzindo as marchas dentro da faixa útil do motor, sem exageros, pois o que para o carro é o pneu e não o motor. Evite travamentos, caso isso ocorra, solte um pouco o freio ou tente bombar de leve.

     Porém num dia de Chuva é um acerto totalmente diferente, mas isso ja é um outro artigo pois este ja está enorme xD

Abraço a todos

Autor: Fábio Milanez (MILAN) / Revisão: Nathalia


Ações

Information

10 responses

16 09 2011
AleCarvalho

Muito bom o artigo.

Só um complemento, freio muito frio também não é bom, ideal que fique entre 300º e 500º.

abs.

18 09 2011
boxonline

Certo!¡ Freio frio também não freia… alguns carros entao freiam nem metade do que costumam freiar quando quente, tipo o Clio. O freio começa a fazer efeito legal depois de 150 graus~…. ^.^ vlw cara

10 09 2011
Como funcionam os freios, o ABS, o EBD, o BIAS e manutenção « boxonline.wordpress.com

[…] Acertos no Sistema de frenagem Tem um outro artigo que explico rapidamente como ajustar o sistema de frenagem, principalmente em carros de competição. Só clicar aqui (Artigo: Como Ajustar os Freios) […]

4 08 2011
AJUSTES E SETUPS « motorteen

[…] e continuarei com os artigos específicos para cada parte da mecanica, assim como já fiz de freios, diferencial, vou continuar fazendo com cada parte de setup. Vou avisando, fazer set bom de um […]

2 03 2011
Filemon Fabio

Parabéns, excelente artigo curto e objetivo!

6 02 2011
Fazendo ou ajustando setups « boxonline.wordpress.com

[…] Freios (Parte1) […]

10 01 2011
Artigo: Diferencial « boxonline.wordpress.com

[…] Freios (Parte1) […]

8 12 2010
May

Finalmente consegui ver 😀

20 11 2010
Como Ajustar os Freios na chuva « Box Online

[…]       Recomendo ler o artigo anterior para saber todos os procedimentos, caso esteja interessado clique aq… […]

16 11 2010
Cadu

Aeee milan…. parece até profissional heim???? muito legal o post… parabéns!!!!

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