Mille deixará de ser produzido este ano

11 11 2013

fiat-uno-mille-1990_290_193

A Fiat decidiu parar de produzir o “velho Uno”, hoje conhecido como Mille.

Lançado no Brasil em 1984 com várias inovações tecnológicas, o Uno emplacou para valer no início da década de 1990 quando a Fiat criou a versão Mille, com motor 1.0 que se enquadrava na, então, recém-criada categoria dos populares. Mas mesmo com um projeto moderno para época, o Mille não se adequou a dois equipamentos de segurança, o airbag e os freios com ABS.

Com a proibição de venda de veículos novos sem os dois itens a partir de 2014, a Fiat tem duas alternativas: adaptar o modelo ou pôr fim a sua carreira. Falou mais alto o custo de adaptação, que é alto, e a saída é rebaixar o Palio Fire para condição de modelo mais barato da marca.

Minoria
Consultada, a assessoria de imprensa da Fiat negou que exista uma decisão tomada. “O encerramento da produção do Mille é uma das alternativas estudadas, mas não a única”, explicou a empresa.

Mas tudo indica que o fim do Mille é mesmo a saída mais provável. Hoje o “velho” Uno responde por apenas 30% das vendas mesmo sendo bem mais barato que o “novo” Uno. Parece provável que a Fiat vá usar o Palio Fire como estepe do Mille até que o inédito compacto de baixo custo esteja pronto para produção, o que deve ocorrer em 2015.

Caso venha a ser confirmada, a aposentadoria do Mille reduzirá ainda mais a lista de veículos datados que ainda rodam no Brasil. A Kombi, por exemplo, já teve o fim anunciado, assim como a picape Courier. O próximo candidato deverá ser o Gol G4, que ainda utilizar parte da arquitetura do primeiro modelo, lançado em 1980. Talvez o nome da versão de despedida do Mille resuma bem a situação desses carros, que cumpriram seu papel, mas há tempos esperam pela merecida aposentadoria

Anúncios

Ações

Information

Deixar um Comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: