AGILE 2014 APOSTA NA MUDANÇA VISUAL

14 10 2013

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O Agile é um daqueles carros que dividem opiniões. Ou as pessoas amam ou simplesmente odeiam, não tem meio-termo. E, com o sucesso de vendas do hatch Onix, a GM encontrou um grande problema na hora de pensar na reestilização do modelo. Então, para a linha 2014 do Agile, a marca decidiu ir além das modificações visuais e reposicioná-lo no mercado.

Foi-se embora a versão de entrada LT, e em seu lugar entrou uma com visual esportivo, batizada de Effect. Ela traz acessórios e detalhes de acabamento exclusivos, pintura apenas em branco ou vermelho, e o teto pintado de preto. A série Agile Effect custará R$ 44.940 (manual) ou R$ 47.440 (automatizado). Na nova estratégia, o Agile de entrada ficou mais caro – passa a ser o LTZ manual, por R$ 42.990. A versão com câmbio automatizado Easytronic parte de R$ 45.990.

O foco principal das alterações se concentrou na parte dianteira. Para começar, os faróis perderam o refletor redondo e adotaram um conjunto com superfície mais complexa, de dupla parábola. Além disso, eles ganharam uma linha escura que percorre toda a parte superior da peça para passar a impressão de que são menores. As entradas de ar também foram redesenhadas, com a grade bipartida do capô menor e de cantos mais suaves, com uma grande “boca” na parte inferior do para-choque. Outra sacada dos designers foi criar uma linha sobre a entrada de ar inferior, ligando os dois faróis auxiliares, que ficaram mais recuados e parecem ter crescido. As mudanças trouxeram mais equilíbrio entre os vários elementos no “rostinho” do Agile.

Na traseira, as mudanças se concentram no para-choque, que traz refletores verticais nas extremidades e uma faixa na parte central. As lanternas, que receberam uma grande faixa cromada, se encarregam de completar esse rearranjo de proporções e volumes na parte posterior do veículo. Para completar o pacote, um novo conjunto de rodas aro 16 polegadas passa a ser de série, preenchendo melhor o vão das grandes caixas das rodas.

No interior, a principal mudança é o volante multifuncional que incorpora os comandos do piloto automático, Bluetooth e rádio. Na parte mecânica, poucas alterações. Entre elas, o reescalonamento do cambio na versão automatizada e a adição de paddle shifts, que permitem a troca de marchas por meio de seletores no volante. A transmissão manual recebeu novo conjunto de sincronizadores que deixaram os engates mais suaves e precisos. Outra alteração, que com certeza vai agradar os fãs do Agile, é a marcha à ré sincronizada, que acaba com as incômodas arranhadas na hora de manobrar o carro.

No mercado
Lançado no segundo semestre de 2009, o Agile passou quatro anos sem mudanças. Uma estratégia arriscada no competitivo mercado dos hatches compactos, que oferece hoje ao consumidor 28 modelos diferentes e inúmeras versões. Nessa briga, o Agile que já chegou a responder por 15% das vendas do segmento, mas hoje sofre para se manter com pouco mais de 4%. De quebra, enfrenta concorrência interna de Celta, Onix e Sonic. As mudanças evitam a aposentadoria precoce do modelo, que não terá uma próxima geração. A picape Montana, dele derivada, seguirá o novo estilo em breve.

Lembrando…
O Agile não conseguiu sequer 1 estrela de segurança no CrashTest da Latin NCaP. Será que essa nova versão melhorou ou só mudaram a casca?
Veja o Teste abaixo:

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