Fox BlueMotion 1.0 mira no bolso do cliente

27 06 2013

fox

Modelo, que estreia o moderno e econômico motor três cilindros da Volkswagen, chega a partir de R$ 32.590

Vale a pena pagar R$ 750 a mais por um cilindro a menos sob o capô? Ao que tudo indica, sim. E essa é a aposta da Volkswagen e sua estratégia para ganhar a clientela com o Fox BlueMotion 2014, que estreia o novo motor 1.0 de três cilindros, o mais potente motor de um litro do Brasil, segundo a marca alemã.

O modelo chega às lojas na primeira semana de julho na versão 2 portas partindo de R$ 32.590 e na versão 4 portas começando em R$ 34.090 – em ambos os casos, a diferença é de R$ 750 para o Fox 1.0 com motor convencional de quatro cilindros, que continua a ser oferecido no mercado.

Mais potência e menor gasto de combustível
O novo motor é produzido em São Carlos, interior de São Paulo, e pertence à família EA211. Para sua preparação, a equipe de engenharia da marca alemã trabalhou três principais pontos: redução de peso, menor consumo de combustível e melhor performance. Segundo a Volks, durante o desenvolvimento do novo coração do Fox BlueMotion, 2,4 milhões de quilômetros foram percorridos em testes de rodagem, inclusive sob temperaturas abaixo de -15˚.

Com tecnologia bicombustível, o motor rende 75 cavalos de potência quando abastecido com gasolina e 82 cv com álcool, já o torque é de 9,7 kgfm e 10,4 kgfm, respectivamente. Segundo a marca, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 13,5 segundos, enquanto a velocidade máxima fica em 166 km/h.

O bloco e cabeçote em alumínio, além da otimização na construção de peças que compõe o propulsor, o fizeram emagrecer 24 kg. Os cilindros agora têm maior diâmetro, o que permite melhor enchimento da câmara de combustão e consequentemente melhor aproveitamento do combustível. A termodinâmica é melhorada também graças ao comando de válvulas variável na admissão, são 12 válvulas (4 por cilindro).

O coletor de escape passou a ser integrado ao motor em uma peça única, com refrigeração líquida. Este sistema faz com que o motor atinja sua temperatura ideal de funcionamento mais rapidamente. Outra inovação é o duplo circuito de arrefecimento, que permite que bloco e cabeçote trabalhem em temperaturas diferentes. Tudo pensado para aumentar o desempenho e reduzir o consumo e a emissão de poluentes. (Nossa O.o)

O EA211 é o primeiro motor brasileiro nesta faixa de cilindradada e dispensar o tanquinho de combustível para partidas a frio. O sistema utilizado pela Volks chama-se E-Flex, aplicado pela primeira vez na linha com o Polo em 2009.

Economia de combustível em primeiro lugar
Não é apenas no motor que a Volks quer garantir a economia de combustível, modificações mecânicas e estéticas também dão uma mãozinha. Entre as alterações está a nova direção com assistência eletro-hidráulica (antes era só hidráulica) que reduz o consumo energético em 3%, diz a VW. Já a transmissão manual de 5 velocidades teve a relação de marchas alongada em até 10%, forçando o motor a trabalhar em rotações mais baixas.

Para melhorar a aerodinâmica, a grade frontal ficou com uma abertura bem estreita e as calotas foram redesenhadas. Os pneus “verdes” de baixa resistência ao rolamento (175/70 R14) que já eram utilizados nas versões BlueMotion, permanecem.

Volta rápida
Quem já dirigiu modelos equipados com motor de três cilindros reconhece o ruído inconfundível – alguns dizem que se assemelha a um cortador de grama. No entanto, a Volks trabalhou direitinho para que o barulho característico não fosse um agravante no Fox BlueMotion. Além da boa acústica na cabine, há maiores silenciadores no sistema de escape e até mesmo o filtro de ar possui ressonadores para diminuir os ruídos.

Convenceu?

Anúncios

Ações

Information

Deixar um Comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: