Aliviar ou não o Volante do Motor?

15 02 2011





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Olá a todos mais uma vez, e venho aqui agora esclarecer uma duvida que muitas pessoas tem, e o pior, quando procuram ajuda profissional sobre o assunto cada um diz uma coisa confundindo ainda mais a pessoa: Alivio do volante motor.

Primeiramente, você sabe o que é e o que faz o volante motor?¿

Bem, volante motor é uma peça em aço ou ferro fundido encaixada atras do motor, aonde é aclopada a embreagem do veículo, e tem como função exercer a força inercial ao motor, para que o mesmo gire num ritmo, simplificando, para que o motor tenha uma progressão e força ao acelerar e ao desacelerar. O Volante é ligado ao virabrequim e ele gira junto ao motor exercendo inércia para deixar o motor girando continuamente, fazendo a inércia girar o motor mesmo em desaceleracao. Porém tem uma questão muito importante a se levantar, porque o volante do motor é tão pesado?¿ Principalmente nos modelos nacionais, alguns com mais de 10kg.

A foto mostra o volante do motor AP/MD, este possui 8,4 kilos por padrão.


De lado da pra ter noção da grossura do volante motor.

Quanto mais pesado um volante motor maior será a inércia para “puxar” um carro, um bom exemplo disso é o motor de opala que foi usado em algumas caminhonetes. Era exatamente o mesmo motor, mas, ao colocar o motor de opala na caminhonete ficava HORRÍVEL para sair, mas porque?¿ justamente porque os motores não eram tão idênticos assim, o motor da caminhonete era o mesmo do opala porém com um volante motor muito mais pesado, e isso se refletia em saidas com carro parado, já que a caminhonete é muito mais pesada que o opala. Com o carro parado o motor tem que ter força para sair, e ao começar a tracionar ele perde giro, o volante “dosa” o quanto de giro o motor vai perder de acordo com a inércia gerada por ele, então, quanto mais pesado o volante, maior a inércia terá o motor ao girar e mais “forte” para sair, pois a força inercial é tão grande enquanto o volante gira que puxa o carro com uma certa facilidade.

Um volante motor mais pesado também faz o carro ser mais suave ao se soltar o pé do acelerador, justamente pela inércia provocada por ele, fazendo o mesmo demorar mais a perder força. Uma forma de deixar o carro mais esperto é aliviando o peso do volante, diminuindo a inércia provocada por ele, claro que tem que ser estudado como fazer, não é só tirar peso que está pronto, você tem que ver se seu volante não está no limite de alivio, ou o quanto você vai aliviar e se será necessário balancear todo o conjunto ou somente o volante.

Na realidade se você está aliviando pouco, não é necessário balancear todo o conjunto, mas somente o volante, se for um volante muito leve, ai sim terá que balancear todo o conjunto. Porém sinceramente não recomendo ser tão radical.

Foto do volante motor aliviado com 5,8k colocado no Passat 1982 1.6.

Um volante mais leve vai fazer o carro ficar mais esperto em acelerações e retomadas, levando como unica desvantagem ao sair de 0km/h quando pesado, pois precisará de mais inércia para vencer o peso do carro, e após isso acontecendo o volante leve leva vantagem. Vou explicar porque:

Imaginem o seguinte…. 2 volantes presos a 1 eixo, um de 6kg e um de 10kg. Agora respondam:

* Qual volante vou fazer menos força para girar? O de 6kg lógico.
* Qual volante depois de girado vai parar primeiro? Também o de 6kg.

Assim como mostrado nos exemplos acima, o motor também vai girar com maior facilidade o volante mais leve, e também vai ter uma queda de giro maior pelo fato da inércia do volante mais leve ser menor. O motor com volante mais leve tende a ter melhor desempenho em qualquer regime e giro, porém fazendo mais uma pergunta…

* Se eu tentar frear com a mao os 2 volantes qual vai ser mais fácil de parar? O de 6kg também…..

Isso significa que quando precisar sair com o carro parado ou pesado, ou seja, uma força ainda não tracionada, pois não se solta a embreagem de uma vez, o volante de 6kg vai levar uma desvantagem para o volante de 10kg. A inércia provocada pelo volante de 6k é muito menor que o volante de 10kg, sendo muito mais fácil de perder a força, necessitando assim acelerar pouco mais para sair com a mesma eficiência do volante mais pesado, claro que depois de tracionado o volante mais leve levará vantagem em qualquer situação.

Entenderam agora porque o volante do motor da caminhonete do inicio do tópico é muito mais pesado que o volante motor do opala, mesmo sendo 2 motores identicos? A caminhonete precisava muito mais força que o opala, e não a potência do mesmo, e isso foi conseguido somente pela troca do volante ganhando força inercial.

Eu também uso volante aliviado, coloquei um de aprox. 6k e usei um conjunto de embreagem SACHS 2.0, que é mais forte e um pouco mais pesada que a do modelo 1.6 num VW Passat 1982 1.6(motor MD) e posso te falar, a diferença é grande, se sente o carro “mais leve” em qualquer faixa, é como se o carro tivesse uns 100kg a menos mesmo andando devagar, ando no trânsito hoje pisando mal 1 dedo de acelerador, porém em engarrafamentos que tinha mania de andar sem acelerar de 1,2,3 não é mais tao simples, assim como se faz “um pouco mais de força” para sair com o carro, quando por exemplo estacionado em uma ladeira, porém não é nada absurdo, sinceramente nem sei porque as fábricas não dão uma aliviada no volante que estão usando, ou se estão presando tanto assim pela “suavidade de um volante pesado”.

Então se for aliviar o volante , vá fundo, porém veja o que está fazendo, vale é saber se o seu carro é apto ao serviço de alivio, pois existem carros já bem aliviados de fábrica, e aliviar o volante mesmo balanceando todo o conjunto do carro neste caso pode piorar o funcionamento do motor.

Como tudo em um motor, dá-se de um lado e tira-se de outro…

Resumindo os mistérios de um volante aliviado:

Pros do volante Aliviado ………
* Faz giro subir com maior facilidade
* Melhora retomada
* Melhora força quando tracionado
* O carro fica ligeiramente mais economico

Contras…………………………..
* Dependendo de quanto for aliviado fica mais bruto ao soltar o pé
* Quando precisar força, como subir calçada, necessitará maior giro
* Tem que se ter melhor controle de embreagem quando precisar de força.

Porém, quanto mais leve o volante mais absurdas as diferenças do prós e contras você terá, mais rapido o giro vai subir, melhor retomada e pior será para sair com o carro quando precisar de força.

Fizemos um vídeo para explicar melhor, até porque ainda fica gente com muita dúvida, então fiz um video tentando explicar o mais simples possível, sem termos técnicos sobre o alivio.

Autor: Fábio Milanez
15/02/2011

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79 responses

24 06 2014
elmo gonçalves

apertei muito o volante do motor da kombi ficou pesado para o arranque tenho que desapertar ou faço pegar no tranco?

25 06 2014
boxonline

Não tem muito haver amigo.

17 04 2014
Brenno

Olá! Estou com dificuldade para achar material referente a preparação do fiat tipo 2.0 8v. Bom, pretendo mandar dar uma geral no cabeçote, inclusive rebaixar, mas o pessoal das retíficas falam para rebaixar 0,5mm… Não seria pouco em vista da taxa do tipo ser 9,5? Nossa gasolina tem álcool, então, imagino que com uma taxa maior iria recuperar a potência original do carro, ou até um pouco mais.

Bom, outra coisa foi que perguntando sobre o volante do motor me disseram que tiram 700g… Ví que vc tem um volante de 5KG no seu carro certo? Vale a pena eu ver se consigo chegar o mais próximo dos 5KG? Estariam me cobrando 230 da retífica do cabeçote + 80 para aliviar o volante e 180 para balancear o conjunto. Sou de Campinas. Acha que vale a pena? Agradeço desde já pela atenção! Abraços.

22 04 2014
boxonline

Opa… existem varios fatores que fazem um carro andar com mais taxa e outro com menos taxa, você pode andar com taxa 10 e outro com taxa 10 ficar batendo pino (como muitos flex batem). Nossa gasolina é pessima, não é porque ela é misturada com alcool que aumentou a octanagem e pode socar taxa. Cada motor é um motor.

Eh, geralmente em rua nego nao tira nem 1kg…. falaram isso pra mim tb, mas eu comprei um de 5 ou 6kg (original eh 9) a diferença foi absurda, só como falo tem os contras tipo carro com menos força quando nao está tracionado ou acelerando. o Preço que te cobraram está bom, aqui no RJ está mais caro.

Agora sobre a taxa é bom ver com seu mecanico bem esse motor do tipo.

Abs

25 01 2014
Marcelo Assis

Amigo, tenho um chevette 1.6s, ano 89, e queria aliviar cerca de 600 a 800g do volante original?? Vale a pena??

27 01 2014
boxonline

Vale. Mas ao inves de aliviar acho que é melhor você comprar um pronto em aço. Vende até no mercado livre mesmo

7 12 2013
Daniel

Tenho um cívic 1.7 de 115 cv, gostaria de saber se com um volante mais aliviado o carro ganharia mais performace mesmo se tratando de um modelo totalmente original, e se compensaria a modificação como início de uma preparação ?

10 12 2013
boxonline

Cara temos um mesmo carro aqui 2004, original também, mas não sei o peso do volante deste carro. Pelo q ja ouvi dizer uma vez ja é muito leve, não só o volante mas todo motor e todo balanciado. O Civic é bom comprar kits prontos (vendem muito no EUA) caso queira uma preparacao. Este motor ja é muito bom.

17 11 2013
Jhol

Opaa.. eai blz? Cara tenho um Celta VCH 2009, estou pensando em aliviar o volante..qto vc acha que devo aliviar?(ahh, vale lembrar que não quero exageros, a intenção é só aliviar o volante sem mecher no vira. Filtro, vela, cabo ja ta td ok..

18 11 2013
boxonline

É 1.0?¿..

18 11 2013
Jhol

É sim..

18 11 2013
boxonline

Rapaz, eu não recomendaria tirar peso do volante de um 1.0 porque ele precisa justamente de força, e o alivio do volante sacrifica um pouco isso. Mas o celta o pessoal do celta clube diz que o volante é muito pesado (tipo igual do fusion) e quem aliviou falou muito bem. Mas nunca vi a experiencia de perto. Acho que tiraram uns 3kg

12 11 2013
Anderson

Eu tenho um gol quadrado com motor 1.8 de santana e funcionando no gnv. Você recomenda aliviar o volante para combustivel gnv? Se sim, quantos quilos devo aliviar?
Grato.

13 11 2013
boxonline

Opa anderson.

Para uso de GNV não é bom aliviar o volante. O alivio do volante é para quem busca mais potencia, porém em consequencia disso perde-se um pouco de torque. O GNV, que é mais para uso urbano e baixas rotações, precisa mais de torque que potência.

Abs
Milan

7 08 2013
leo teixeira

por falar em volante do motor, a vw possui no fox 1.6 2011 e 2012 um problema sério que necessita de substituição da peça “volante do motor”, até hoje não admitiu por tratar-se de recall oneroso, há um desgaste precoce desta peça quando normalmente isto nem acontece ou se acontecer a partir dos 130.000 km. No inicio do problema o condutor tem que acionar a partida no mínimo 3 vezes, com o passar do tempo vai aumentado até chagar ao ponto do veículo só pegar no tranco, muitos acusam que é o arranque depois dizem que é a bateria e vão enrolando.

8 08 2013
boxonline

??? Volante motor?. po amigo nunca vi desgaste desta peça, a não ser se usar embreagem até acabar e comecár a ser ‘roido’. O Volante nada mais é que um contra peso para ‘balancear’ e tirar vibração do conjunto (vendo ponto de vista mecanico)… É embreagem ou algo assim que você diz não?¿

6 04 2013
Leonardo trindade

boa noite, cara show o vídeo e a matéria, mano tenho um chevette 1.6 e tem um amigo que falo que tiro 600 gramas do volante e sentiu diferença agora ele quer tira mais 600 gramas para ficar com 1, kg aliviado, sera que vai ficar bom? ou pode tira mais? não quero perde muito na saídas parado!!

pois quero fazer o mesmo no meu?

8 04 2013
boxonline

Opa,
Recomendo vc procurar um volante já feito em aço com peso pre-definido aliviado. Até uns +-6k fica tranquilo, o problema que depois disso tem q aliviar o conjunto interno senao a vibracao q deveria ir pro volante vai pra dentro do motor……

8 04 2013
boxonline

Opa,
Recomendo vc procurar um volante já feito em aço com peso pre-definido aliviado. Até uns +-6k fica tranquilo, o problema que depois disso tem q aliviar o conjunto interno senao a vibracao q deveria ir pro volante vai pra dentro do motor………

5 04 2013
Luis

Tenho um Santana 1986 motor AP 1.8, achei um volante de quase 5kg, vale a pena trocar, ou vai ficar ruim? O meu está com o original, precisaria fazer alguma adaptação nesse caso? O consumo melhoraria?

5 04 2013
boxonline

Opa…… po se vc busca esportividade sim, vai gostar muito, o carro fica mais leve, é o mesmo que uso.
Você vai sentir diferenca na primeira reta que andar. O Consumo melhora levemente, pois o carro faz menos força pra andar.

19 03 2013
jose mario

boa noite, gostei da materia e gostaria de saber quanto tirar do volante do opala 6cc aspirado com segurança pra arrancada?

20 03 2013
boxonline

é pra usar em arrancada apenas?

7 03 2013
Marcelo Assis

Amigo,

Eu tenho um chevette 1.6/S, e tô querendo colocar o cabeçote do 1.4, e aproveitar e aliviar um pouco o volante. eu normalmente trafego em um trecho de serra, e queria saber se vale a pena aliviar o volante (não quero nada muito radical, apenas que o carro fique um pouco mais esperto), e se positivo quanto vc aconselha tirar (mesmo que em %)?? Abraços….

7 03 2013
boxonline

Opa,
po nao entendi, vc tem um motor 1.6 e quer por o cabecote do 1.4?¿ Porque?¿
Olha, precisaria saber legal o peso do seu volante, um amigo falou uma vez que tirou e ficou muito bom, mesmo sem serra ou retas o volante só surte efeito quando solta-se o pé do acelerador e quando está tracionando (soltando a embreagem). Ele ficará mais solto inclusive nas subidas.

Acho mais fácil, você procurar no mercado livre ou lojas especializadas o volante do chevette pronto em aço mais leve, q é soh tirar e por e ja vem balanceado num peso legal.

Abs

29 01 2013
vilmar

amigo tirei 800 do meu volante motor ap 1.8 ficou demais ou esta bom?

31 01 2013
boxonline

o peso dele é 8 kg?¿.. olha cara… eu tiraria mais ainda… a dif será pouca.

12 11 2012
luis fabricio marasca

Amigo, o motor duratec 2.0 veio com dois tipos diferente de câmbios, consequentemente dois tipos diferentes de voltante também, isso para o mesmo motor. O câmbio IB5+ vem com volante de 8,2kg, já o Câmbio MTX5, que é bem mais parrudo e que vou usar, vem com volante de incríveis 11,9kg.
A pergunta é, será que eu posso aliviar, se a peça permitir é claro, aliviar até uns 6kg, ou será que é muito?
Penso que o fato de ser um câmbio mais parrudo, não justifica um volante tão mais pesado assim, pois, dessa maneira, creio que no mínimo posso aliviar até os 8,2kg sem prejudicar a dirigibilidade. O que vc acha?

13 11 2012
boxonline

Po não conheco a informacao dos cambios, mas o volante é diferente? pois assim, a diferenca que eu saiba nas 2 caixas pro msm motor seria o escalonamento delas e não diferenças de encaixe, embreagem e tudo mais. Existem volantes prontos em aço de boa qualidade e balanceados sendo vendidos por ai, prontos , só pegar e instalar, a diferenca entre volantes assim que conheco absurda é como do exemplo que dei do opala e da caminhonete, msm motor soh que volantes diferentes, se trocasse o motor (msm com ou sem a caixa deles) fica horrivel um no outro.

mercado livre é bom achar volantes prontos, geralmente tem ’3′ tipos um = uma pizza q nao recomendo, um meio termo e um pouco aliviado.

8 11 2012
Eduardo Fadel

Oi, Tenho um corcel 70, motor 1.3, estou querendo trocar o volante do motor para colocar embreagem do 1.4, tendo em vista que esta quase impossivel achar embreagem decente do 1.3, será que é só o volante que eu troco, o do corcel 1.6 serve tambem, são minhas duvidas !!!

9 11 2012
boxonline

É a mesma caixa de marcha? Eu não tenho dado tecnico desse motor mas sei q sao CHT, o certo é olhar na mão. Provavelmente o 1.4 e 1.3 é a mesma embreagem e volante… o 1.6 deve ser maior e por isso mais pesado, porém ‘adere’ melhor, eu fiz parecido com meu carro botei a embreagem do 1.8/2.0 e meu é 1.6, porém é mais pesado o conjunto por ser maior.

11 10 2012
Laurence Casarin

Velho gostei muito dessa sua explicação agora me diga Tenho um Zetech 1.8 16v e gostaria de dar um Gás nele, estou com ele aberto e o carro passando por uma reforma é um “Escort SW GLX” vc me recomendaria aliviar o volante e de quanto seria e qual embreagem você recomenda.
Desde Já agradeço a atenção

11 10 2012
boxonline

qual o peso do volante dele?¿… tipo sempre da diferenca… mas embreagem em carro original use embreagem original de uma boa marca tipo sachs. mas n espere milagre num volante aliviado n

19 09 2012
luis fabricio marasca

Amigo, novamente perguntando! O motor que tenho é um duratec, equipa o focus novo e esse motor veio com saiu com dois tipos de câmbios, no focus mono, o câmbio é o MTX75(o conjunto câmbio/volante é bem mais parrudo) e no focus flex, o câmbio é o IB5+(o conjunto volante/câmbio é bem mais leve). O câmbio que vou usar é o MTX75, justamente pelo que aguenta a mais.
Vou mandar fazer um volante especial para meu carro. Não sei qual o peso do volante original que é usado com meu câmbio, pois não o tenho, então pergunto, para eu definir o peso do volante a ser feito, preciso sabe o peso do original e mandar tirar x peso?
Outra pergunta, qual o percentual adequado para se aliviar um volante para uso do veículo em rua, a fim de que não fique ruim a dirigibilidade e se obtenha bons resultados. Lembrando que esse motor é de um focus(1350kg) e entrará em um escort(1170kg).
Abraços, no aguardo!

19 09 2012
boxonline

Opa, po amigo, depende do motor. tipo. ex… vc pode usar um volante de ateh 3kg. mas acho q ficaria leve demais. eu uso um de 5 e acho suficiente. O ruim que quanto mais leve mais balanceado tem que estar seu conjunto interno, senao o motor vibra muito. Tipo acho q menos de 5kg nao fica legal pra rua. Mas tudo depende da preparacao total q vc vai fazer. Ex se tiver comandao o volante vai atrapalhar muito pra sair por ex

9 07 2012
luis fabricio marasca

Sim, eu entendo o que vc está dizendo, entretanto me refiro a outra situação.Mesmo que o volante do focus fosse igual ao do ka, por exemplo, independentemente de terem o mesmo peso, o que importa é que o resultado final da relação do peso do volante com o conjunto do motor será mais ou menos mantida, pois, do contrário, teriam comportamentos muito diferente e acho que não é o caso. Então, se o motor do focus com seu respectivo volante foi projetado para um carro de 1370 kg, significa que poderei dar uma aliviada no volante sem perder a inércia, já que estarei usando-o em um veículo de 1170 kg, pois dependendo do quanto eu aliviar, será como arrancar com o valante original no carro original, pois estou o usando em um carro com 200 kg a menos.

10 07 2012
boxonline

Sim, seu raciocinio ta certo, o volante do motor é de acordo a massa que o motor tem q ‘puxar’ ANTES de tracionar por completo….. aquela famosa soltada da embreagem que o giro vai caindo até num ponto q ele para d cair e sobe?… isso….. se for muito leve o giro cai com bem maior facilidade. Esse exemplo q vc ta dando é o mesmo do opalao q citei, soh q 200k é bem menos dif. Sabe qual o peso do seu volante?…. eu tenho q ver pq n sei

8 07 2012
luis fabricio marasca

Olá amigo, tenho um escort zetec com motor zetec 1.8, 115cv e estou trocando por um duratec(do focus) 2.0, 147cv. O câmbio também será trocado pelo do focus.
Então, ao meu ver, já que o focus tem 1350kg e o escort tem 1170 kg, estou com inérica de sobra no volante do motor, pois por mais que o volante do zetec fosse mais leve que o do duratec(não sei se é), eu ainda poderia dar uma boa aliviada no volante do motor sem prejuízo algum na arrancada, já que o conjunto motor/câmbio foi projetado para algo mais pesado.
Favor dizer se estou certo ou não.
Fico no aguardo, obrigado!

9 07 2012
boxonline

Opa,, nao noa, isso eh bem relativo,, as fabricas (ao menos as 4 nacionais q nao sao do brasil rs) nao fazem volantes especificos para cada carro nao, salvo algumas excessoes……. ex… eu nao vi do fusion mas disseram que do Celta e do Fusion é o mesmo volante, olhe a diferenca dos 2 carro =s

Tipo eu vou ver o peso dos 2 , mas todo motor com volante aliviado é melhor sem duvida

30 05 2012
Rafael Camargo

Voce conhece essa empresa?
Sabe se é confiavel?
http://volantealiviado.com.br/

30 05 2012
boxonline

Opa,
cara sei nao, mas para ver a qualidade do produto vc tem q saber qual o material utilizado. Eu não sei de cabeça mas tem umas numerações.

O meu por sinal é identico o primeiro da VW

22 04 2012
Eduardo

opa boa noite tenho um gol ap 1.8 agora injetado eo meu carro e muito pesado para dirigir parece estar com freio de mão puxado o carro e ruim de dirigir muito pesado ja fiz diversas mudanças e nada de mudar agora ate injeção coloquei
agora a duvida meu carro esta com um volante de motor do santana 2.0..
e um cabio segundo o desmanche santana 2.0..o volante e realmente de santana pois foi eu mesmo que retirei de um santana a duvida e que levei ele para a retifica para tirar aquelas rachudaruas que tem nele sera que e esse o problema
o carro e um gol quadrado 1.8 a alcool virabrequim 1.8 ano 97 medida 0,25 volante do motor do santana 2.0 ano 90 e não da para dizer se antes era melhor porque quando peguei ja montei ele com essa configuração e desde então e sempre assim…outra duvida volante de motor do ap 1.6 1.8 e 2.0 tem diferença e qual?

22 04 2012
boxonline

Ixi… cara assim, para ele estar pesado nao é culpa do volante.. sua caixa de marcha é igual a minha e eu tenho um passat 1.6 carburado que leva de boa, a caixa da muita pouca diferença.

Sobre o peso do volante motor 1.6 1.8 2.0 nao sei, mas acredito que é a mesma, a fabrica costuma usar a mesma peça em vários motores. Só tem diferença quando o carro é de força tipo pick-up.

O fato dele estar amarrado vc diz até devagar?¿ se for me diz que roda/pneu vc está usando.

Outra, se ficou depois da retifica provavelmente ‘fizeram uma caca’ nas folgas/aperto é bom levar alguem BOM para ver. OU alguem não acertou a injeção (se for mexida).

Me diz uma coisa, o carro está difícil de ligar para pegar? vc sente agarrando? Tente girar o motor na mão e veja se está MUITO duro tb.

Outra coisa que causa isso é carro fora do ponto ou comando muito brabo, que embola em baixa e só da potencia em alta.

Pra vc ter ideia minha caixa e embreagem sao de santana num 1.6 antigo MD 1982 e precisando de retifica rs ta levando facinho facinho.

18 04 2012
Fábio

Boa tarde, o que voce me indica para uma gaiola boxer 1600? Ando mais em trilha então preciso mais de força do que velocidade.

18 04 2012
boxonline

Opa xará,
nao nao… pra trilha é melhor pesado, quando se exige mais força assim o volante pesado faz diferença.
Tem gente que poe o inverso, mais pesado

3 04 2012
nilson

blz amigo vou seguir sua dica! depois deixo meu comentário de como ficou o comportamento do meu gol!obrigado ,até mais!

4 04 2012
boxonline

Showw… abração , qualquer coisa ;)

3 04 2012
nilson

boa noite amigo estou montando um motor 1.8 ap a alcool com comando 049g cabeçote retiado 0,8ml e coletor de escape 4×1 quantos kg seria o ideal para aliviar o volante?detalhe o carro vai rodar no gnv.aguardo seu retorno!

3 04 2012
boxonline

Opa amigo, isso é bem particular, tipo eu eu tenho um de 6kg, no máximo ai eu colocaria um de 5…. para botar mais leve q isso ainda teria que balancear o conjunto inteiro. Tipo o meu é u md 1.6 estou com um de 6kg e estou muito satisfeito, se estou com um motor como o seu colocaria o mesmo volante, até porque no GNV ele vai precisar de mais forca em lenta, ai fica bom para todas as situacoes e fica quase original

1 03 2012
Jonathan Andriollo

opa ! tudo certo, cara seguinte, to pensando em aliviar o volante do meu gol 1.6Mi , atualmente to com embreagem 2.0, e um comando 0.27 em cima, queria tirar no maximo 2,5kg. o que você me diz? acha necessario ou não ?

1 03 2012
boxonline

Opa beleza…
cara com certeza seu conjunto está mais pesado qe o original, pouca coisa mas está.
Tipo seu conjunto é parecido com o meu, e eu gostei muito da diferença do volante.
Acho que até 5kg fica legal na sua config, menos que isso ja acho exagero.

13 02 2012
Felipe

O meu, mto bom o artigo, olha só: tenho um Passat Pointer 84 1.8, o famoso e raro 1.8 bielinha (136 mm de biela) – alguns chamam de MD-280. Aí to fazendo o motor dele agora e comprei um virabrequim novo na concessionária (o antigo já tava em 1mm de medida), só q o virabrequim do AP moderno bielão (144mm) e aí já comprei as bielonas tbm… até aí td perfeito (já foi testado o curso e ficou show de bola – ou seja, vai virar um AP 1.8 de verdade). O único problema é q notei q o virabrequim original era forjado de fábrica (049AA) e pegando ele dava pra ver q era leve tbm, ainda mais em comparação com o novo. Será q esse peso a mais do virabrequim fundido não vai prejudicar desempenho e consumo do motor? Será q se eu aliviar o bem pouquinho o volante não vou compensar um pouco desse peso extra do virabrequim fundido? Deve ser pouca diferença…Abraço

13 02 2012
boxonline

Opa blz…. sim o seu é o um pouco raro mesmo…. eu nao sei se é o AP800 ou MD280…. o meu é o bielinha 1.6.
Estou para fazer o motor no meio do ano (está Std desde 1982 rsssss). Assim todo peso nas partes moveis a mais serão refletidas na curva torque x potencia do carro, isso não há duvidas…. não sei dizer essa diferença de peso que você diz, eu nem sabia disso, mas assim o volante também faz a função de nao deixar o conjunto vibrar, se ele for muito leve e houver muita diferença de peso das partes moveis pode fazer com que o motor comece a chaqualar quando exigido.
Tipo.. ja que está tudo desmontado seria legal vc pensar em aliviar o conjunto (bielas + pistons + vira) e volante. assim como balancear…….vai ficar bem liso e leve o conjunto. Se o seus planos é por o carro ‘original’ , isso vai ser muito bom para o carro, agora se voce pensa em turbinar creio que só balancear o conjunto estaria de bom tamanho.

13 02 2012
Felipe

Opa, valeu pela resposta rápida. Então, já tive o Village com MD-270, é um motor com bastante torque também, mas é um pouco mais áspero em altas. Assim como o seu motor, esse meu era suave em baixa, mas chegava perto dos 2500 rpm vc “escuta” o motor trabalhar. Isso pq a R/L dele era 0,322 , sendo q o ideal para ser ter algo mais suave e linear é até 0,300. Com a biela 144mm, a r/l vai pra 0,300, por isso já optei em trocar. A minha idéia é originalidade e economia, mas esse trabalho de retificar tudo e aliviar eu acho um pouco complicado pois na liga metálica há o arranjo molecular das estruturas cristalinas, uma vez usinando vc altera o arranjo e pode deixar mais sucetível a quebra ou desgaste prematuro. Para pistão, biela e vira eu prefiro descartar a usinagem (até pq o vira vem com tratamento térmico, se aliviar vc perde a têmpera). Já o volante do motor, trata-se de um alívio somente de massa mesmo, não tendo problema de sofrer atrito depois. Portanto acho válida essa idéia, mas como vc falou, ele é pesado justamente pra balancear o motor, se eu alivio o volante posso ganhar em vibração já que o virabrequim será mais pesado. Bom, como eu faço esse balanceamento? Não conheço esse procedimento. Abraço

13 02 2012
boxonline

Opa, … isso esse MD mesmo, realmente essa RL desses motores sao um pouco complicadas, mas com essa biela maior não está subindo muito o piston? O meu é aquele LS 4 portas 82.
Tipo quanto de diferença de peso tem um pro outro sabe? pois assim o meu ta agora com 5quilos e com embreagem 2.0 sachs , então a diferença do conjunto original deve estar em torno de 2quilos e pouco. Tipo no dia que troquei eu deixei com um cara para trocar e sai quando voltei alguem falou que ele não tinha conseguido mexer.. (eu achei que ele não tinha trocado), mas liguei o carro e andei meio km já vi que tava muito diferente o carro, exemplo de 3 marcha de baixa eu pisava para subir parecia que estava de segunda quase, é uma diferença grande que dá.
Sobre essas de quebras dificilmente esse motor vai quebrar original, apesar de antigo é ótimo motor, mas sobre desgaste não sei dizer, não sei de casos. Sobre o tratamento térmico não sei se fazem isso também, não sei sobre, mas já ví pessoas fazerem isso, porém só é recomendado aliviar toodo o conjunto quando vai se por um volante bem levinho, para não surgir trepidação tem que aliviar (bem calculado) e balancear, se fizer algo errado mata tudo.

O balancear é que em varios casos, principalmente depois de montado, dá-se diferenca de peso para cada pistao. coisa pouca mas que para um motor da diferença, ai o pessoal costuma levar o conjunto montado e balancear, assim fica bem uniforme o trabalho do motor e nesse lance já colocam também o volante mais leve.
Nego faz muito isso em aspiracao braba.

Assim se você não for aliviar muito , só colocar o conjunto e ficará legal, mas se for muito leve tem que rever tudo.

Esses serviços todos você ve numa boa retífica, a ultima vez que vi (o volante por ex) era 50,00 para fatiar e 50,00 para balancear só o volante.

21 01 2012
andré

cara, assim, tenho um gol 1.6mi, coloquei filtro esportivo, e uma 4×1, daqui um mes vou abri o motor pra dar uma geral nele, quero por um comando e remapear o chip para a mudança feita, vc me indicaria aliviar o volante? quantos kilos? uso o carro mais na cidade, gosto de ta acelerando ou intimando gente pra pega, o que mais curto é a velocidade, agradeço se responde, grande abraço

22 01 2012
boxonline

Falae blz?
4×1 vai te dar final e alta, o comando só alta, e isso ja vai matar um pouco a baixa do carro. Assim dependendo do comando que voce for por melhor não mudar senão seu carro só ficará bom depois de uma rpm mais alta. Quantos kilos tem o seu volant 8? Recomendo o seguinte, faz as alterações primeiro que vc quer, se nao ficar muito ruim de baixa ai vc pensa em aliviar pq senao vc vai penar para subir uma calçada por ex, um quebra mola, uma ladeira quando estiver sem embalo, ou até o carro cheio. qualquer coisa vc vai ter q dar uma força extra no motor (dependendo do quanto aliviar, do comando que vc por tb).

Só pra vc ter uma ideia , dependendo da graduacao do comando ele ja embola de baixa e você tem que andar acima de uma certa rpm, se o volante não ajudar tb será um pouco complicado..

espero ter ajudado ;)

9 12 2011
marc81

cara preciso faser uma pergunta meu corcel 1 vou trocar a caixa de transmissão por uma de 5 marchas e o mecanico disse pere mim colocar embreagem e volante do 1.6 pois daria mais força na caixa isso procede ?porque? desde ja muito obrigado.

12 12 2011
boxonline

Essa caixa do Corcel I que vc vai por é a do II ? nunca vi Corcel I 5 marchas ;D, mas assim… o Volante se eu fosse vc não mexia, ja a embreagem vc compare as 2 e veja se é muito mais pesada uma e outra, se for coloque a original mesmo, senão colocar a do 1.6 vai fazer seu carro ter mais “vontade” de sair, fica mais forte, n precisa queimar embreagem para carregar algum peso ou subir um morro. Assim nao sei de cabeça, corcel I era 1.3 e 1.5 né?¿ confirma pra mim pq n lembro … é o GT?¿

27 07 2012
welton correa braga

voce pode nunca ter visto mas o corcel 2 no começo em seu lançamento usava o motor renaut ventoux 1.4 e 1.6, e sim existia o câmbio 5 machas como opcional para versão, resumindo a parte externa do motor do corcel 2 é a mesma do corcel 1 seja ele de motor 1.3 ou 1.4, ou seja o que muda são só os componentes internos como, virabrequim, pistões, camisas, anéis, bielas, e outros, e eu sei disso porque eu tenho um corcel 1.4 de ano 1976, que eu refiz o motor e coloquei camisa, anel, e pistão do corcel II 1.6, assim como a embreagem de corcel 1.6 agora o carro roda muito mais forte, tanto que o câmbio original de 4 marchas de relação curta segura um pouco o desempenho em alta lá por volta de 160 km/h o mortor já ta berrando a exatos 6000 giros.
atenção antes que você me diga que corcel 2 só teve em motor CHT, eu já adianto o motor CHT começou a sair no corcel 2 em meados de 1983, onde este motor tinha potencia de 73 cv, e também teve uma versão que poucos conhecem que era a CHT de 1.3 litros de apenas 62 cv, logo esta versão saiu rapidinho de linha pelo seu fraco desempenho.
e também respondendo a sua pergunta corcel 1 teve as vesões de motor renaut 1.3 de 68 cv, 1.4 de 75 cv para as versões luxo, e 1.4 de 85 cv para o corcel gt, todos sairam com 4 marchas com a relação de difencial mais curto do que as versões do corcel 2, 1.4 de 4 marchas e 1.6 também de 4 marchas.
para finalizar, o cambio do corcel 2 serve desde que este use o motor renaut ventoux, o mesmo motor do corcel 1, se o motor for um cht de corcel 2 ou del rey ai sim é certeza que você terá de fazer algumas adaptções talvez no túnel, e fazer uma flange adptadora para o motor ser acoplado no câmbio ( LEMBRANDO: ISSO SÓ SE O MOTOR QUE VOCE TIROU ESSE CAMBIO FOR O CHT!), como acontece na kombi 1.4 hoje em dia que usa o motor de fox 1.4 com cambio de fusca. E tenha em mente que voce vai adaptar o cambio 5 machas no corcel 1 ele vai rodar mais forte e mais solto na reta ( entenda: com o cambio 4 marchas como eu disse o meu corcel a 160km/h gira a 6000 rpm, o seu vai girar bem menos do que isso, talvez entre 4500 e 5000 giros sem problemas com excesso de giro como o meu) vai economizar mais com o cambio de 5 marchas, mas voce tera de trocar as marchas com maior freqüencia, voce vai sentir isso em subidas de serra onde voce tera de trabalhar mais com o cambio do que você trabalhava quando o mesmo só possuía 4 marchas.
desculpe o texto, mas espero ter ajudado, qualquer coisa é só falar!
FLW!!!!!

27 07 2012
boxonline

Mandou bem…eu sei q teve um motor renault sim no inicio, nem sabia o nome do bixo… meu pai teve um Corcel GT (aqueles dourados com faixas pretas), corcel II e Delrey Cht (era o Ghia)… e hj temos um XR3 conversivel cht tb….. e vo te falar… o motor nao é la POTENTE… mas pra quem ano quer postar racha é mais q suficiente. anda bem, NAO BEBE NADA e n quebra… ….. acho q era projeto dos anos 60 da renault esse cht se n me engano ai veio pra ca depois tipo o MD da VW q era da Audi bem antes

27 07 2012
boxonline

Cara mandou bem….. eu sabia q tinha um motor renault para esses carros mas nem nome sabia…. meu pai ja teve um Corcel GT, um II CHT e um Delrey Ghia q era CHT…… e hoje tem la um XR3 conversivel CHT. e posso te falar, nao é um motor para rachas, mas mais q o suficiente para andar BEM por ai, nao bebe NADA e bem robusto….. e vc olha o motor fica espantado com tanta simplicidade.

mas ai Gostei tudo bem explicado show mesmo!¡

28 07 2012
welton correa braga

vlw ae, e você me tirou uma baita duma dúvida sobre o volante aliviado.
gostei muito do post!
flw!

28 07 2012
welton correa braga

pode crer o motor MD da vw era usado no audi 80 antes do lançamento do passat aqui no brasil, meu vô teve um passat ls que usava o MD270, 1.5 ele me disse que o pessoal também confunde muito com o motor AP pelo fato de eles serem bem parecidos estéticamente.

30 10 2011
Yves

amigao tenhu um chevette to colocando um motor ap 1.6 nao mudei nada no diferencial, pelo pouco qeu conheço de mecanica tive a ideia de aliviar o volante afim de nao quebrar o diferencial ;) coisa que acotece com freqeuncia nos chevetinho com motor ap e diferencial original! me corrija se eu estiver errado mais essa saida de aliviar o motor seria uma boa para o meu caso? obrigado pela atençaoooooo otimo post facin de entender! objetivo

31 10 2011
boxonline

Opa,
Assim, o ap 1.6 é original?¿ O certo é não quebrar o diferencial mesmo se original, pois a potencia dele original não é nada de absurdo comparado ao chevette. Se quebra é por causa da força bruta que é jogada no diferencial, aliviar o volante não muda quase nada nisso.
Acho que você poderia ver a relação das marchas pq provavelmetne vai ficar muito curto para o AP, (igual ou mais curto q a caixa PV da VW)

Abraço

24 08 2011
Daniel Junior

faz sentido dizer que o carro fica com mais força nas rodas ou seja, fica com mais cavalos na roda? ex: se o caro tem potência no motor de 100 cv, e na roda tem 70 cv, aí com o motor aliviado como se transfere mais energia pras rodas não se perderia tanto ficando em tornode 80 cv, faz sentido? alguém ja pôs no dina?

25 08 2011
boxonline

É por ai, nao botei no dino, mas na prática o carro não ganha potência, não ganha velocidade final, ele melhora o “arrasto” motor, tipo a força do motor é a mesma, mas ele vai girar mais fácil um conjunto mais leve que mais pesado, quanto menor a relação da marcha mais diferença vc sente.
Com isso vc sente diferença MESMO em retomadas, vc tem a mesma força do motor com um peso menor. To pensando em fazer um video com o carro andando devagar e pisando, pra ver que nao muda muito. Conheci gente que diz que não mudou nada 0-100, mas sei gente que baixou 1s…. (todos com aquele medidor interno e 3puxadas). Agora indo pro uso normal o carro fica mais esperto e creio que um pouco mais economico, pois vc n precisa pisar tanto para fazer andar normal.

minha opiniao a maior dif é de baixa e retomadas, vc encosta o pé no acelerador o carro já sobe giro, nao fica aquele ärrasto pra subir.

9 07 2011
Rafael Albuquerque

é pelo q eu entendi ele vai desenvonver um pouco mais rapido. O que dependendo da ocasiao faz bastante diferença!! Já vo desmonta na segunda mesmo e manda ve!!

8 07 2011
Rafael Albuquerque

È pensando melhor vo aproveitar o imbalo e já troca de uma vez p bota p anda mesmo e garda o original!!

9 07 2011
boxonline

rsrs. sim… tipo menos que 5kg o conjunto ja acho q vai incomodar um pouco… com esse de 5,5 meu carro sai normalmente como antes… só nao pense que seu carro vai correr muito mais… o que melhora mesmo é a dirigibilidade, pois ex, parece q o carro ta mais leve… a grosso modo pensando agora seria o mesmo de estar com um carro com rodas 16 205 e trocar por um 13 165…. , é o mesmo carro mas vc sente ele mais leve. a velocidade final será a mesma.

8 07 2011
Rafael Albuquerque

Valeu a resposta eu vou dar uma aliviada no meu tb mas acho que vo tira 1kg só e trocar a embreagem p ver como fica acho q já deve da uma diferença vamo ve no que da!!

8 07 2011
boxonline

nao precisa ficar com medo nao rs…… tipo se vc quer “ver” primeiro,,, vai no mercado livre por ex, tem volantes aliviados e balanceados feito o que eu comprei. o preço é um pouco maior, mas vc guarda o original. tipo se vc tirar 1kg e por uma embreagem maior a diferenca vai ser minima… acho que menos de 5kg num vai valer apena….

7 07 2011
Rafael Albuquerque

Haa entendeu!! mas me diz uma coisa quanto vc aliviou do volante do seu passat? Vc chegou a mecher no vira ou só aliviou e montou com uma embreagem diferente?Deve ta andando bem seu carro em! Pois com essa configuraçao q é a que eu uso já da uma boa diferença. No agardo Obrigado Rafael

7 07 2011
boxonline

Opa…. o original é 8,5kilos e botei um de 5,5 kilos (se não me foge a memoria). A parada tem q ser BALANCEADA, nao basta sair fatiando n. E só botei o volante + aliviado, senti diferença já indo para a casa normal sem correr, principalmente num giro mais baixo o carro elevava o giro bem mais facilmente. A embreagem apesar do meu ser 1.6 eu ja tinha uma de AP 1.8/2.0 (encaixa direitinho só que é um pouco maior e mais pesado que o do 1.6), mas a original do carro encaixa perfeitamente. Anda bem sim, ja andei junto com vários carros bem mais robustos, mas em altas velocidades a areodinamica mata o passat =s. Só que ta chegando a hora de abrir o motor, meu motor tem 30 anos é todo STD, nao tem retifica nem nada entao ja nao taaa seus 100% =)

6 07 2011
Rafael Albuquerque

Meu mtu boa sua explicaçao!! Legal mesmo eu tenho um passat 1.6 ta com comando (049g) e carburado e umas coisas basicas filtro vela cabo e etc tava pensando em aliviar um pouco o volante sem mecher no vira só na embreagem sera que fica bom? Obrigado Rafael

6 07 2011
boxonline

Opa, é igualzinho esse meu passat,,, é MD 1.6 2e+49g , e botei esse volante aliviado da foto do artigo. Posso garantir q por só o volante aliviado neste motor vai ficar muito bom. O problema é o quanto aliviar… botar um muito leve Exige balanceamento do conjunto todo, e sinceramente acho q nao vale o trabalho, ainda mais em carburados. Este que estou usando nao é tão leve e ja se sente q perde um pouco de baixa, por ex, vc ta passando numa rua esburacada, voce TEM q segurar a embreagem as vezes para nao ficar sacudindo, coisa q o original nao fazia.

30 03 2011
Rodrigo Santos

Pow meu, valeu!! Vc me tirou da ignorância a respeito do volante do motor, e acho q vou mesmo dar uma aliviada leve no volante do meu classic 1.6!! abraços!!!

30 03 2011
boxonline

Opa, é fiz o artigo para explicar o mais simples possível, sem nenhum termo técnico e tal. O passat q cito lá é o meu, da uma boa diferença =) só não exagere, o meu la se eu tirar mais fica ruim… Só n esqueça de balancear o volante, é coisa de 50,00 na retífica =)

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